Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).

periodontia

Gengivas cuidadas, gengivas saudáveis

O tártaro é uma formação do depósito de placas bacterianas que reagem quimicamente com fosfato de cálcio da saliva, originando uma camada endurecida sobre os dentes. Pode ser previnido com a escovação e o uso do fio dental. Porém, uma vez que o tártaro é instalado, a escova de dentes não consegue removê-lo, pois suas cerdas macias não removem esse material que é duro e resistentes. Deve ser removida pelo dentista.

A periodontite é a inflamação que atinge os tecidos periodontais (gengiva e osso), provocando a destruição desse tecido, que é responsável pela fixação do dente. A evolução dessa doença gera sangramento local, inflamação, mobilidade do dente e, se não tratar o quanto antes, pode ocasionar a perda desse dente.

A gengivite é uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam o dente. Geralmente é precedida pela placa bacteriana no sulco gengival, que se acumula por motivos diversos como falta de escovação ou falta do uso do fio dental.

Um dos primeiros sintomas de que ela está com algum problema é a presença de inchaços, cor avermelhada e sangramento durante a higienização. Esses são sinais de gengivite, ou seja, inflamação nessa região. A gengiva é tão importante quanto o dente; para mantê-la saudável é fundamental, antes da escovação, passar o fio dental corretamente entre as curvas dos dentes.

Esse problema é facilmente solucionado em pouco tempo de consulta.

Porém, Se essa alteração não for tratada, a estrutura óssea que sustenta o dente poderá se comprometer e, a longo prazo, poderá ocorrer a perda do elemento dental. Esse abalo na estrutura óssea é denominado Periodontite (ou doença periodontal). A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes e a placa bacteriana se move em direção às raízes, às fibras de sustentação e ao osso. Esse problema pode ocasionar diversas doenças cardíacas, pulmonares, problemas ósseos locais, sensibilidade, mobilidade e até a perda do dente.

tratamento periodontal

Gengivas limpas e saudáveis

É um procedimento que corrige deformações gengivais com a remoção de excessos ou a reconstrução de áreas que possuem pouca gengiva, utilizando enxertos gengivais e, assim, devolvem a estética do sorriso além de diminuir sensibilidade dentária.

A cirurgia é simples, com anestesia local.

O crescimento ou excesso de gengiva pode ser causado por medicamentos (como alguns anti-hipertensivos e anticonvulsionantes), aparelhos fixos assosciados com uma má escovação ou pode ser causado por uma alteração anatômica local.

A recessão de gengiva é uma alteração na posição que expõe a raiz do dente, tornando-se assim mais sensível. Pode ser causada pela má higienização dos dentes, pela escovação agressiva traumática, má-oclusão ou por sobrecarga na mordida (por exemplo pessoas com bruxismo). O enxerto utilizado para repor a gengiva no local com recessão pode ser retirado do céu da boca (palato) por exemplo.

O pós operatório é tranquilo, praticamente sem dor e não há inchaço da bochecha (se o paciente seguir as recomendações corretamente).

cirurgias gengivais

Suas gengivas do jeito que devem ser